Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lula, a estrela dos programas


Até Serra usa jingle citando o presidente, no início do programa eleitoral. Dilma ganhou um carinhoso apoio de Lula

Rio - Com a presença ativa do presidente Lula — citado até no jingle do ‘adversário’ José Serra (PSDB) —, a propaganda eleitoral gratuita começou ontem com os dois principais candidatos exibindo em tom leve suas biografias, deixando para a edição noturna as propostas: Serra martelou na área de Saúde e suas realizações como ministro, e Dilma Rousseff (PT) procurou mostrar, com o aval incessante de Lula, que está preparada para governar e ser a “mãe” do Brasil, como anuncia o jingle.

“Dilma foi a responsável pelas maiores conquistas de meu governo”, frisou Lula no programa, que teve produção grandiosa e planos cinematográficos, ao mostrar o presidente no Oiapoque e a candidata no Chuí, dialogando e propondo um ‘abraço’ no País.

O candidato tucano, após lembrar da infância humilde, disse que o Brasil avançou, mas ficou devendo em áreas como saúde, educação, segurança e transportes. Ao contrário de Dilma, que ressaltou seus tempos de militância e os anos que passou na prisão, Serra optou por não falar sobre seu período de exílio no Chile.

O candidato apareceu ao lado de cidadãos beneficiados por seus programas de saúde. Citou os medicamentos genéricos, a vacinação de idosos contra a gripe e o programa de combate à Aids — com direito a imagem do então ministro da Saúde agradecendo à premiação da ONU.

O tucano também prometeu estender ao Brasil o programa Mãe Paulistana (rebatizado como Mãe Brasileira), para gestantes com consultas e exames de pré-natal. E elegeu os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) como solução para desafogar hospitais públicos.

Já Dilma prometeu escolas técnicas em cidades com mais de 250 mil habitantes e disse que pretende levar para outros estados o modelo de segurança que vem dando certo no Rio, com a união dos governos federal, estadual e municipal, referindo-se, sem citá-las nominalmente, às UPPs.

A candidata petista à Presidência gravou em Minas Gerais, sublinhando sua presença no estado, e disse, em Jequitinhonha, que lá renovará o “compromisso de Lula de acabar com a pobreza”. Preocupada em mostrar seu lado família, Dilma contou com o depoimento do ex-marido e falou da “doação única” de ser mãe.

O progama noturno do PT acabou com ênfase no Pré-Sal e imagens de plataformas no mar, afirmando que o dinheiro do petróleo será destinado a educação, cultura, saúde, combate à pobreza e tecnologia.

Programa mostra Dilma ‘mãezona’

Na opinião de especialistas, o programa eleitoral de Dilma Rousseff (PT) foi o que teve uma produção mais bem elaborada. Tentou-se passar uma imagem mais serena da candidata, como se quisessem acabar com a fama de ‘durona’ da ex-ministra da Casa Civil.

“No aspecto pragmático, Dilma foi apresentada ao público como uma competente administradora. No aspecto emocional, foi apresentada como uma mãezona”, analisa o cientista político Fábio Gomes, diretor do Instituto Informa.

José Serra (PSDB), por outro lado, tentou passar uma imagem mais informal, mas soou de maneira artificial, destaca Gomes. Seu programa, segundo o especialista, pecou por tratar prioritariamente da saúde.

E Marina Silva (PV) mostrou-se apenas como defensora do meio ambiente. “Já conhecemos essas facetas de Marina e de Serra. Eles poderiam ter focado em outros aspectos”, sugere Gomes.

ENQUANTO ISSO, NO RÁDIO...

Lula também marcou presença no programa de Dilma que foi ao ar nas rádios ontem. O presidente abriu o programa elogiando sua ex-ministra, a quem chamou de “continuadora de seu trabalho”. Usando linguagem informal, o spot simulou uma transmissão radiofônica de notícias, com âncoras e repórteres espalhados pelo País.

No programa de Serra, duas das estrelas foram os personagens “o bom baiano Ari” e o “mineiro Chico”, que, com bom humor, deram o tom da preocupação do candidato com a presença em várias regiões do Brasil.

Fonte: http://odia.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário