Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

terça-feira, 18 de maio de 2010

Arrecadação federal chega a R$ 70,9 bi e bate recorde em abril



A arrecadação do governo federal com impostos cresceu 16,75% em abril de 2010, totalizando 70,906 bilhões de reais - o melhor resultado da história para o período. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Receita Federal. Em relação a março deste ano, a alta na arrecadação chegou a 18,66%.

No acumulado de janeiro a abril, as receitas federais somaram 259,187 bilhões de reais, o que significa uma alta real de 12,52% na comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado. Os dados são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo a série histórica da Receita, a arrecadação de abril é recorde para o mês. O crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior também é o maior dos últimos meses. Em janeiro, a alta foi de 13,64%, em fevereiro, de 13,23% e em março, de 6,08% Em abril do ano passado, a arrecadação havia somado 60,733 bilhões de reais em dados corrigidos pela inflação.

A Receita Federal atribuiu o bom desempenho da arrecadação, em abril, à recuperação dos principais indicadores macroeconômicos. Entre eles, a Receita citou a produção industrial, a venda de bens e a massa salarial, que impactaram positivamente a arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da contribuição previdenciária, tributos considerados "termômetros" do ritmo da atividade econômica.

"Esse resultado decorreu, fundamentalmente, da recuperação dos principais indicadores macroeconômicos que influenciam a arrecadação de tributos", afirmou a Receita em nota.

A arrecadação da Cofins apresentou um crescimento real de 15,35% em relação a abril do ano passado. O PIS cresceu 13,04%. O IPI automóveis registrou crescimento de 93,23%; o de bebidas, 22,19% e o dos demais produtos teve uma expansão de 17,51%.

A arrecadação do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica teve uma expansão no período de 13,97% e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido 9,88%. De acordo com dados da receita, do total de 28,848 bilhões de reais de aumento da arrecadação no ano, 8,985 bilhões de reais se devem a Cofins e ao PIS. A receita previdenciária vem em segundo lugar, com um crescimento de 5,932 bilhões de reais em relação ao mesmo período do ano passado.


Fonte: http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário