Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sexta-feira, 14 de maio de 2010

TV Universidade da UFMS

 

TV UNIVERSIDADE - TVU CANAL 14 - A CABO - NET

Breve histórico de um pioneirismo na comunicação universitária

Quando colocamos no ar a TV Universidade (tinha esse nome porque éramos a primeira e única tv de universidade no ar) em 10 de dezembro de 1997, isto só foi possível porque levamos um vídeocassete pessoal, doméstico, trazido de casa, para exibir os primeiros programas, em conexão direta, da TV COM (vizinha da Net), através de um cabo que passamos por cima do muro, por uns trinta metros, aproximadamente. De lá para cá, muitos foram os programas que exibimos, sempre feitos com a participação de alunos de jornalismo e engenharia elétrica, além de professores.

Se fazer televisão é algo muito complexo, com elevado grau de dificuldades devido aos parâmetros e exigências técnicas, fazer tv universitária, com equipamentos exíguos e defasados, é muito mais difícil ainda. Entretanto nunca foi um quadro desanimador. Pelo contrário, muitos foram os desafios. E a cada um que superávamos, o estímulo para novas jornadas iniciava-se com força multiplicada.

Muitos foram os valores revelados na NET, canal 14, no decorrer desse breve tempo em que estamos no ar. Profissionais de renome não se acanham em reconhecer que começaram suas atividades em telejornalismo na TVU da UFMS. Depois vieram os outros canais - UCDB e UNIDERP.

E das improvisaçòes iniciais aos dias de hoje, o percurso foi meteórico.
O reitor Manoel Peró foi o grande responsável pela aproximação e estabelecimento de sólida parceria entre a Assessoria de Comunicação Social (à qual está vinculada a TV Universidade) e o Departamento de Jornalismo, do Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS, tornando a TVU mais forte, mais consistente, mais aberta. E a consolidação desse trabalho conjunto resultou na aquisição de equipamentos de ponta, todos digitais, para uma nova TV Universidade.

Ilhas de ediçào, câmeras digitais de stúdio e de externa, iluminação, mesas de efeitos especiais foram trazidos para a universidade, frutos diretos da batalha insistente do reitor em Brasília, que no confronto com outras instituições, acabou levando a melhor e trouxe o que há de mais moderno para a TVU e para o laboratório de ensino de jornalismo.

Conheça os programas da TV Universidade, que vão ao ar de sexta feira a quinta-feira, em programações semanais, alternando horários de exibição (manhã, tarde e noite) com repetições estratégicas, em busca de audiência. Participe da programaçào. Envie sua sugestão de pauta, sua opinião para tvu@nin.ufms.br. Deixe o resto com a nossa equipe de produção, de reportagem, de edição de texto e imagem e direção de programas.


Fonte: UFMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário