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domingo, 16 de maio de 2010

Veiculo Leve Sobre Trilhos - VLT de Brasília

 
Veiculo Leve Sobre Trilhos / Metrô Leve de Brasília

No ano de 2010 será entregue a primeira etapa do novo sistema de transportes de Brasília. O Metrô Leve, como é chamado, partirá do Terminal Asa Sul e cortará a via W3 Sul e chegará até a altura da 502 Norte. Esta é uma das três partes previstas na linha 1 do projeto que integra um conjunto de medidas desenvolvidas pelo GDF para revitalizar a W3.

O trajeto completo ligará o Aeroporto Internacional Juscelino Kubtschek ao Terminal da Asa Norte e deverá ficar pronto em 2014, ano da Copa do Mundo. As obras da primeira fase começam no primeiro semestre deste ano, sob administração da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal.

Energia limpa

O metrô leve utiliza energia elétrica, o que contribui para a redução de emissão de gases poluentes e de ruídos sonoros. Na maior parte da linha, a eletricidade virá de postes e fios ao longo da via. Na área entre a 502 Sul e a 502 Norte, a energia será coletada através dos trilhos, conforme exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Redução de carros

A via W3 Sul, uma das mais movimentadas da cidade, recebe 60 mil carros de passeio por dia e 800 ônibus. Cerca de 150 linhas de ônibus percorrem a W3 Sul. O Metrô Leve deverá transportar entre 15 e 18 mil passageiros/hora, nos dois sentidos.

Impacto

Tomando como exemplo o sistema metroviário, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal espera que pelo menos 30% dos motoristas deixem seus carros em casa e passem a utilizar o novo sistema, que é rápido, pontual, limpo, confortável e seguro.

Revitalização

Um novo impulso no comércio local será consequência das alterações na passagem urbana da W3. A grande novidade é uma grande praça a ser construída entre o Setor Comercial Sul e o Pátio Brasil, e o Setor Comercial Norte e o Brasília Shopping, que propiciará o encontro entre as pessoas.

O trecho que será entregue no próximo ano tem 8,7km, 11 estações e está orçado em R$ 780 milhões. Parte dos recursos (R$ 400 milhões) serão financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o restante será pago pelo GDF.

Linha 1

Trecho 1: Aeroporto - Terminal Asa Sul - 6,5 km
Trecho 2: Terminal Asa Sul - 502 Norte (prioritário) - 8,7 km
Trecho 3: 502 Norte – Terminal da Asa Norte - 7,4 km

Linha 2

Eixo Monumental

Raio X

Velocidade máxima: 70km/h
Velocidade comercial: 30km/h
Capacidade (por veículo): 570 passageiros
Capacidade total diária: 120 mil passageiros
Tempo de espera nas estações: de três a quatro minutos
Previsão de pontos de parada: de duas em duas quadras
Valor da passagem: será o mesmo do ônibus
Impacto no trânsito: 30% menos carros na via W3 Sul


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