Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) começa em agosto deste ano

UNILA divulga cursos de graduação com início no segundo semestre de 2010

Instituição federal terá 300 vagas, metade para brasileiros e metade para estudantes da Argentina, do Uruguai e do Paraguai.

Os primeiros cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) começam em agosto deste ano. Na etapa inicial, serão oferecidos seis cursos de bacharelado, com 50 vagas cada um. A ampliação de cursos e de vagas segue o planejamento de implantação gradual da UNILA.

A partir de março do próximo ano, o programa de graduação da Universidade irá abranger novas áreas do conhecimento. “Teremos a oferta de mais 13 cursos e a abertura de vagas para dois mil alunos, conforme o planejado. Esses cursos estarão disponíveis no próximo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do Mnistério da Educação (MEC)", anuncia o reitor Hélgio Trindade.

De acordo com a filosofia da Universidade de promover formação inovadora voltada à integração regional, a UNILA iniciará a graduação com os seguintes cursos:

CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNILA - INÍCIO EM AGOSTO 2010

CURSO/TURNO/VAGAS

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE/Manhã/50

RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTEGRAÇÃO/Tarde/50

ECONOMIA, INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO/Noite/50

SOCIEDADE, ESTADO E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA/Tarde/50

ENGENHARIA AMBIENTAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS/Manhã/50

ENGENHARIA CIVIL DE INFRAESTRUTURA/Manhã/50

Na primeira convocatória de estudantes, as vagas estão abertas para alunos dos países do Mercosul. "Diante do prazo extremamente curto para seleção de alunos estrangeiros, fizemos duas opções. Nos restringimos a alunos dos países do Mercosul para depois ampliarmos progressivamente o recrutamento. E, adotamos, em articulação com os Ministérios de Educação dos respectivos países, os alunos serão selecionados por seu desempenho no ensino médio, segundo as diferentes áreas de conhecimento dos cursos a serem oferecidos", explica Hélgio Trindade.

Os estudantes brasileiros serão selecionados pelo ENEM de 2009. Assim, candidatos do Brasil que queiram estudar na UNILA deverão se inscrever pelo Sisu, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio realizado em 2009. De acordo com previsão do Ministério da Educação a data de inscrição do Sisu será de 10 a 14 de junho em fase única. Para mais informações sobre o Sisu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário