Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sábado, 15 de maio de 2010

Maestro João Carlos Martins

 
A música clássica sempre esteve presente na sua vida, apesar dos percalços que sofreu. João Carlos Martins teve formação de pianista clássico e dos 9 aos 14 anos já acumulava cinquenta apresentações em auditórios.

Aos 19 anos, ele estreou nos Estados Unidos e decolou a carreira internacional que o marcou como um dos principais intérpretes do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Aos 26 anos, João Carlos Martins passou a enfrentar os problemas que mais tarde paralisaram suas mãos.

Perder parcialmente o movimento das mãos tirou dele a possibilidade de tocar piano profissionalmente, mas não o impediu de seguir a sua trajetória na música. Após décadas de tratamentos e cirurgias, que o afastaram do piano, em 1995 João Carlos Martins voltou aos teclados. Em 2003, ele se despediu do piano e estudou regência para se tornar maestro.

Atualmente, o maestro João Carlos Martins realiza um projeto de popularização da música clássica e de inclusão social através da formação musical de jovens carentes e é regente da Filarmônica Bachiana Sesi/SP.


Fonte: TV Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário