Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Minas Gerais tem a maior produção de cachaça artesanal do país

 
Estado 'fabrica' 260 milhões de litros da bebida por ano.
Feira, em Belo Horizonte, é oportunidade para quem aprecia a cachaça.

Uma feira reúne produtores de cachaça de todo o país, em Belo Horizonte, até terça-feira (1º). O investimento em qualidade para garantir bons negócios é o principal objetivo dos expositores.

O produtor de cachaça Heinrich Nikolas contou que começou vendendo primeiro as garrafas no mercado informal. Agora, em uma cooperativa, ele disse que as oportunidades aumentaram. “A gente tem controle de qualidade e conseguiu capacitar nosso pessoal”, disse.

Com 260 milhões de litros ao ano, Minas Gerais é o maior produtor de cachaça artesanal do país. A bebida virou patrimônio cultural do estado e atraiu turistas como o maranhense José Iran.

O produtor de cachaça Euler Chaves vendeu 16 mil litros da bebida para os Estados Unidos e a Europa. É quase o triplo do que exportou há três anos. A imagem da cachaça, segundo ele, mudou. “Antes, se pedia escondidinho num bar, de forma acanhada”, afirmou.

Para se ter uma ideia da sofisticação alcançada pela cachaça, a equipe de reportagem encontrou um profissional diferente. Da mesma forma que existe o conhecedor de vinhos, Jairo Martins ganha a vida como cachacista. “O cachacista faz uma conexão entre os dois mundos: entre o apreciador e o produtor da cachaça. Ele orienta, na realidade, quem aprecia”, explicou.


Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário