Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

terça-feira, 18 de maio de 2010

Governo anuncia segundo maior poço de petróleo do país



A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) informou nesta quarta-feira (12/05/2010) que a estimativa para o poço 2-ANP-1-RJS, chamado Franco, é de reservas que somam 4,5 bilhões de barris de petróleo, o segundo maior do país, atrás de Tupi, estimado até 8 bilhões.

O poço está sendo perfurado para ampliar o conhecimento sobre o pré-sal.

"O poço foi perfurado num prospecto com cerca de 400 quilômetros e detectou uma coluna com 272 metros de espessura efetiva com petróleo. A avaliação levou em consideração os mesmos padrões de cálculos adotados para a acumulação de Tupi, da Petrobras", informou a agência.

De acordo com o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, "parece se tratar de um dos poços de maior potencial já perfurado no país". Segundo Lima, a descoberta "reforça o otimismo do governo brasileiro em relação ao potencial da área do pré-sal, situada nas bacias de Campos e Santos".

De acordo com a ANP, a perfuração, que está sendo feita a 195 km da costa do Rio de Janeiro, já comprovou a descoberta de óleo leve com cerca 30º API, 41 km a nordeste da estrutura do poço Iara.


Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário